quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Fotografias



 
Acredito que a fotografia não só captura lembranças mas também as eternizam.
É como se ao tirar uma foto, eu ouvisse um: "Espere, quero poder lembrar disso daqui a alguns anos. Pronto. Agora, sorria".
Antigamente, eu levava a fotografia como uma perca de tempo, eu deveria ter uns 4, 5 anos não gostava do fato de minha mãe me interromper demais para tirar meras fotos, ainda mais quando eu estava brincando de cozinheira. Com o passar dos anos, vi o quão valiosa é a fotografia, e andava com uma câmera de brinquedo para todos os lados, o fato é que a câmera tirava fotos e mostrava animais, então meu pais tiveram que ouvir muito: "Agora você é um macaco, agora você um panda e você uma girafa..." e após isso meu amor pela fotografia foi crescendo, tanto que cheguei a pensar em ter o meu próprio estúdio. (Obs: não sei como me lembrei disso, eu deveria ter entre 7 e 9 anos).
Mas como dizem: "Uma imagem vale mais que mil palavras", e isto é verdade, ainda mais quando essa imagem pode ser guardada ou colocada na estante da sua sala. Pode ser a foto mais feia ao seus olhos, mas ela sempre trará algum sentimento, seja o quão gordinha você era quando era pequena ou o quão o cabelo dos seus parentes eram engraçados, ou a típica foto vergonhosa que sua mãe tira quando você tomava banho aos 3 anos de idade (Quem nunca passou por isso?). São essas e pequenas outras coisas que vão fazendo a diferença.
Por um lado fotos podem trazer vergonha, mas é inevitável dizer que elas eternizam momentos, tornando-os especiais cada um a sua maneira e nos transmitindo um novo sentimento a cada vez que a olhamos. A foto desse post por exemplo, me lembra infância, simplicidade, representada por uma criança, a pureza. O verde da grama transmite esperança e o horizonte, algo contínuo. Esse é um exercício que faço ao ver fotos que me encantam, cada visão e cada autor desta tem uma sensação e um sentimento diferente. O  que suas fotografias e tantas outras lhe transmitem?

Feliz dia do Fotógrafo.                      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário